Reposição Hormonal no Homem Idoso



Reposição Hormonal no Homem Idoso
Joseph Nacson
Paulo Marcos E. Mazili
Supervisão: Prof. Dr. José Cury (UNIFESP)
Introdução
O hormônio sexual masculino é conhecido pelo nome de testosterona que é responsável pelos caracteres que identificam o homem: voz, barba, pelos, musculatura e pomo de Adão dentre outras.
Aproximadamente 95 % da testosterona plasmatica é produzida nas células de Leydig presentes nos testículos; o controle da secreção é feito pelo hormônio luteinizante (LH). Os 5% da testosterona restante são produzidos na supra – renal . A maioria dessa testosterona circula no sangue ligada a duas proteínas: ALBUMINA e SHBG (Sexual Hormone Binding Globulin) e apenas de 1 – 2% circula livre.
Com o passar dos anos tanto os níveis de testosterona total, livre e biodisponível caem e isso se deve a uma menor produção; as causas para esse fato são múltiplas:
·         Diminuição do número de células de Leydig;
·         Diminuição da atividade enzimatica da produção da testosterona;
·         Diminuição da capacidade de responder a estímulos de LH;
·         Alterações do sistema Hipotálamo – Hipófise que não respondem a estados hipoandrogênicos.
Efeitos Benéficos
Ossos : No geral o uso de testosterona diminui a taxa de degradação óssea e aumenta a densidade do mesmo.
Composição corporal e força: Com a reposição hormonal ocorre uma diminuição da gordura corporal, e aumento da massa magra e um aumento significante da força.
Função sexual e humor: Não há estudos avaliando homens saudáveis, mas foram realizados estudos avaliando homens com diversos tipos de disfunção sexual mostrando aumento da libido e discreta melhora na função erétil. Também ocorre um aumento na sensação de bem – estar.
Sistema Cardiovascular: Pouco ainda é conhecido, mas se observa, que há diminuição da agregação plaquetária e tonus dos vasos, diminuição de LDL (Low density lypoprotein) que é a fração ruim do colesterol e pouca diferença nos níveis de HDL (High density lypoprotein) fração boa do colesterol.
Efeitos Adversos
A única contra – indicação absoluta até agora e a presença de câncer de próstata ou mama. Alguns efeitos adversos são retenção de líquido, apneia de sono, endurecimento do mama, ginecomastia, aumento das células vermelhas. Devido as incertezas dos efeitos cardiovasculares é possível que ela também se encaixe como um risco. Tanto na Hiperplasia benigna da próstata quanto câncer de próstata não se observaram aumento na incidência dessas doenças mas como ambas tem uma evolução muito lenta e os estudos são recentes os efeitos da reposição sobre a próstata são ainda incertos.
Devido a possibilidade de efeitos adversos deve-se sempre examinar bem o paciente para encontrar fatores predisponentes e Na maioria das vezes esses efeitos são contornados facilmente quando aparecem.
Bibliografia Consultada
Tenover, J L:
Testosterone replacement therapy in older adult man

Sem comentários: