Crianças paralisadas cerebrais
não conseguem controlar alguns ou todos os seus movimentos. Apenas
algumas crianças são afetadas em todos. Algumas terão dificuldade em
falar, andar ou usar as mãos. Umas serão capazes de sentar sem suporte
ou ajuda, enquanto outras necessitarão de ajuda para a maioria das
tarefas de vida diária. Por isso, dizemos que são portadoras de Distúrbios de Eficiência Física, e não apenas deficientes ou paralíticas.
Não há medicamentos nem
operações que possam curar uma paralisia cerebral, havendo, porém,
diversas e inovadoras possibilidades de melhorar e minimizar seus
efeitos. Estes progressos não são súbitos, mas demorados, avançando
progressivamente e na dependência direta dos recursos tecnológicos, como
o uso da Informática na EDUCAÇÃO e dos recursos terapêuticos colocados à
disposição da comunidade.
As crianças com PC têm muitos
problemas, mas nem todos são relacionados com com as lesões cerebrais.
Citaremos apenas as que mais freqüentemente se manifestam:
Epilepsia:
é comum ocorrerem convulsões ou crises epilépticas, de maior ou menor
intensidade e dentro das mais variadas formas desta manifestação
neurológica, sendo mais comuns no período pré-escolar, estando
associadas ao prognóstico e à evolução de outros problemas que atingem
um paralisado cerebral.
Deficiência Mental:
com uma ocorrência de aproximadamente 50% dos casos, tem levado a
distorções e preconceitos acerca dos potenciais destes portadores de
deficiência, devendo-se diferenciar os diversos graus de comprometimento
mental de cada criança, baseando-se em acompanhamento especializado e
evolutivo das mesmas.
Deficiências Visuais:
ocorrem casos de baixa-visão, estrabismos e erros de refração, que
podem ser precocemente diagnosticados e tratados, com bom prognóstico
oftalmológico, devendo-se intensificar sua diagnose com os novos avanços
em tecnologia e a correção preventiva de danos com uso de lentes
[óculos] ainda nos primeiros anos de vida.
Dificuldades de Aprendizagem:
as crianças com P.C. podem apresentar algum tipo de problema de
aprendizagem, o que não significa que elas não possam ou não consigam
aprender, necessitando apenas de recursos aprimorados de Educação
Especial, integração social em Escolas Regulares, uso de Recursos
Tecnológicos, a exemplo do uso de Computadores e outros aparelhos
informatizados para o estímulo e a busca de meios de comunicação e
aprendizagem inovadores para PC.
Dificuldades de Fala e Alimentação:
devido à lesão cerebral ocorrida, muitas crianças com P.C. apresentam
problemas de comunicação verbal e dificuldades para se alimentar, devido
ao tônus flutuante dos músculos da face, o que prejudica a pronúncia
das palavras com movimentos corretos, podendo-se recorrer a tratamentos
especializados e orientação fonoaudiológica, a fim de minimizar e até
resolver alguns destes distúrbios. E para as crianças que não falam, já
contamos com os comunicadores alternativos e as linguagens através de
símbolos, como o método Bliss, que associados aos recursos
informatizados podem auxiliar, a exemplo dos sintetizadores de fala, a
expressão dos pensamentos e afetos de um paralisado cerebral.
Outros problemas:
dificuldades auditivas, disartria, déficits sensoriais, escoliose,
contraturas musculares, problemas odontológicos, salivação
incontrolável, etc...: Todos estes problemas podem surgir associados ou
isoladamente na dependência direta do tipo de PC que a criança
apresentar, já que seus déficits motores afetam sua psicomotricidade e
seu comportamento emocional e social, que podem resultar num
desenvolvimento global atrasado, que muitas vezes ainda é confundido com
capacidade cognitiva pobre, gerando uma imagem preconceituosa sobre as
capacidades e potencialidades para vida independente e autônoma de
portadores de Paralisias Cerebrais.
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