QUAIS AS CAUSAS DAS DEFICIÊNCIAS ? PARA MAIOR FACILIDADE DE COMPREENSÃO, USAREMOS O NASCIMENTO COMO O PONTO DE REFERÊNCIA. ASSIM TEREMOS AS CAUSAS PRÉ-NATAIS (AS QUE INCIDEM ANTES DO NASCIMENTO), AS PERINATAIS (QUE INCIDEM A PARTIR DO MOMENTO DO PARTE ATÉ AS PRIMEIRAS HORAS DE VIDA) E AS CAUSAS PÓS-NATAIS (DEPOIS DO NASCIMENTO).
AS CAUSAS PRÉ-NATAIS SÃO: GENÉTICAS: OCORREM POR ALTERAÇÕES DE GENES OU CROMOSSOMOS, DE FORMA ACIDENTAL OU HEREDITARIAMENTE TRANSMITIDAS. SÃO ALGUMAS DELAS: SÍNDROME DE DOWN (TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21); FENILCETONÚRIA; SÍNDROME DE MAL FORMAÇÕES MÚLTIPLAS; HIPOTIRÓIDISMO CONGÊNITO; MICROCEFALIA.
INFECCIOSAS: RUBÉOLA, TOXOPLASMOSE, SÍFILIS, CITOMEGALOVIROSE.
PROBLEMAS NAS GESTANTES: DOENÇAS (DIABETES E PRESSÃO ALTA), ALCOOLISMO, FUMO, EXPOSIÇÃO AO RAIO X, RADIAÇÕES E DROGAS.
CAUSAS PERI-NATAIS: SÃO AQUELAS QUE OCORREM A PARTIR DO MOMENTO DO PARTO, COMO A PREMATURIDADE (QUANDO O BEBÊ NASCE ANTES DA DATA ESPERADA).
PARTO DEMORADO (O BEBÊ ESTÁ SENTADO OU EM PÉ).
ICTERÍCIAS GRAVES, GERALMENTE POR INCOMPATIBILIDADE DO FATOR RH. A FOTOTERAPIA, INDICADA NOS CASOS DE ICTERÍCIA, PODE SER RESPONSÁVEL TAMBÉM POR DEFICIÊNCIA VISUAL GRAVE. A MÁ ASSISTÊNCIA AO PARTO PODE CAUSAR TRAUMATISMOS FETAIS, QUE PODEM LEVAR NÃO SÓ A DEFICIÊNCIA MENTAL, COMO TAMBÉM A DEFICIÊNCIA MENTAL, COMO TAMBÉM A DEFICIÊNCIAS FÍSICAS OU MOTORAS E SENSORIAIS.
CAUSAS PÓS-NATAIS: DESNUTRIÇÃO INFANTIL: PRIVAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAL, ISTO É, ALÉM DE FALTA DE ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, A CRIANÇA NÃO RECEBE A ESTIMULAÇÃO NECESSÁRIA AO SEU DESENVOLVIMENTO.
INFECÇÕES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO: MENINGITES, ENCEFALITES, SEPTICEMIAS (INFECÇÕES GENERALIZADAS), POLIOMIELITE.
TRAUMATISMO CRANIANO E OCULAR: POR QUEDAS, ACIDENTES DE TRÂNSITO, ESPANCAMENTOS, ENTRE OUTROS.
TUMORES NO CÉREBRO, NO OUVIDO INTERNO OU NO GLOBO OCULAR. OS CINCO SENTIDOS 1- TÁTIL - CINESTÉSICO NA AUSÊNCIA DA VISÃO, AS INFORMAÇÕES MAIS COMPLETAS E CONFIÁVEIS SÃO OBTIDAS ATRAVÉS DO SENTIDO TÁTIL - CINESTÉSICO. O TATO ASSOCIADO À CINESTESIA, ÀS SENSAÇÕES TÉRMICAS E À PERCEPÇÃO BÁSICA PERMITE À CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL O RECONHECIMENTO, A LOCALIZAÇÃO E A DISCRIMINAÇÃO DO SEU CORPO E DOS OBJETOS QUE A CERCAM, ESTABELECENDO, ASSIM, UMA EFETIVA INTERAÇÃO COM O SEU MEIO.
2- AUDIÇÃO OS ESTÍMULOS SONOROS SÃO UMA DAS PRINCIPAIS FONTES DE CONTATO COM O AMBIENTE; POR ISSO A ESTIMULAÇÃO AUDITIVA DEVERÁ SER REALIZADA ASSOCIANDO-SE O SOM AO SEU RESPECTIVO SIGNIFICADO, A FIM DE EVITAR RESPOSTAS REPETITIVAS E AUTOMATIZADAS, TÃO PREJUDICIAIS À UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO AUDITIVA COMO MEIO DE APRENDIZAGEM. A AUDIÇÃO É UM SENTIDO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A PESSOA CEGA PORQUE ATRAVÉS DA LOCALIZAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO DOS SONS ELA SELECIONA PISTAS E PONTOS DE REFERÊNCIA QUE IRÃO FACILITAR A SUA ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE.
3- OLFATO DESDE CEDO, A CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL DEVERÁ SER ORIENTADA A DESENVOLVER E UTILIZAR AO MÁXIMO O SENTIDO DO OLFATO. A IDENTIFICAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DE ODORES VARIADOS (ALIMENTOS, REMÉDIOS, FLORES E OUTROS) PERMITEM AO DEFICIENTE VISUAL MAIOR DOMÍNIO DO AMBIENTE, FACILITANDO O RECONHECIMENTO DE FARMÁCIAS, RESTAURANTES, ETC., BEM COMO PREVENINDO SITUAÇÕES DE RISCO - CHEIRO DE GÁS GASOLINA, FUMAÇA, QUEIMADO, DENTRE OUTROS.
4- PALADAR O PALADAR É TAMBÉM UM SENTIDO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇA CEGA. A PERCEPÇÃO GUSTATIVA LHE PERMITE RECONHECER, DISCRIMINAR E SELECIONAR ALIMENTOS COM OS PRINCIPAIS SABORES: DOCE, AMARGO, SALGADO, ÁCIDO E OUTROS.
5- VISÃO RESIDUAL HAVENDO INDÍCIOS DE QUE A CRIANÇA POSSUI ALGUMA VISÃO SUBNORMAL, DEVERÁ SER IMEDIATAMENTE DESENVOLVIDO UM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO VISUAL, DE FORMA INTEGRADA ÀS DEMAIS FUNÇÕES: SENSÓRIO-MOTORAS, COGNITIVAS, PSICO-AFETIVAS E SOCIAIS. ASSIM, A CRIANÇA SERÁ MOTIVADA A USAR O RESÍDUO VISUAL COM EFICIÊNCIA NAS ATIVIDADES LÚDICAS, DE VIDA DIÁRIA E NA LOCOMOÇÃO, GARANTINDO, FUTURAMENTE A SUA AUTONOMIA, INDEPENDÊNCIA E ADEQUAÇÃO SOCIAL.
FONTE DE PESQUISA GOOGLE |
1 comentário:
intiresno muito, obrigado
Enviar um comentário